Consultório Virtual A função
- Segurança da informação.
- Conveniência do paciente.
- Ajustes pensados para o médico.
Em relação à Segurança da Informação, o Consultório Virtual utiliza conexão de ponta-a-ponta. Isso significa que a transmissão da consulta ocorre entre o dispositivo do médico e do paciente, sem o uso de servidoes, ao contrário das maiorias das soluções hoje disponíveis (Meet, Zoom, Teams, Skype, Whatsapp, etc...). Isso é possível utilizando uma tecnologia chamada WebRTC que conecta diretamente navegadores. Isso permite que o sigilo médico atinga o seu ideal e todo o diálogo transcorra entre o médico e seu paciente. Exatamente como ocorre em um consultório presencial. Porém, já que a conexão ocorre entre dois navegadores, os mesmos precisam encontrar-se mutuamente. Isso significa que ambos os interlocutores precisam estar com IPs estáveis. Não é possível estabelecer conexões com um dos pares trocando de IP. Por isso, para que a consulta virtual ocorra, ambos precisam estar com conexões de internet estáveis, sem trocas de roteadores ou antenas de celular (em deslocamento). Isso assemelha-se novamente ao consultório físico em o par médico e paciente estão fisicamente estáticos.
Esse sistema trás conveniência ao paciente, uma vez que é possível encontrar o médico através de um link de consultório no navegador. Seja no celular ou no PC. Não é necessária a instalação de nenhuma aplicação ou software. Ao acessar o link, o paciente identifica o médico e sabe se o mesmo está em atendimento ou não.
O software foi projetado pensando no médico e seu consultório físico, tentando emular aquilo que já é consagrado na prática clínica. Isso significa que o paciente adentra ao consultório através de um link, solicita seu atendimento e aguarda em uma "sala de espera" a partir da qual será chamado para o atendimento. Dessa forma, o Consultório Virtual possui compatibilidade com os diversos prontuários digitais hoje disponíveis no mercado pois os mesmos foram pensados para esse modelo de atendimento. Há, portanto, flexibilidade para a ferramenta ser utilizada de acordo com o modelo preferido pelo profissional, em especial à questões de faturamento e cobança: com ou sem o uso de intermediários com os quais o paciente fará o contato prévio para os devidos acertos.